Curso Básico Schroth Parte 1

International Schroth Three Dimensional Scoliosis Therapy

Objetivos e descrição

No primeiro curso ou curso básico Schroth,  é a apresentação de uma visão geral sobre a teoria e as partes práticas da abordagem combinada com informações gerais sobre escoliose.
Os alunos aprenderão a reconhecer as características da escoliose, avaliar a escoliose, categorizar os pacientes e começar a desenvolver o pensamento em “Body Blocks” e as correções necessárias nos planos do corpo em torno dos eixos biomecânicos. 

A respiração corretiva fornece um elemento essencial para o uso de forças intrínsecas para melhorar as atividades funcionais e a mobilidade nas concavidades do tronco deformado e alterado.

O posicionamento com ferramentas simples é uma parte crucial no processo de aprendizagem de um entendimento simples para um mais complexo e também um primeiro passo na adaptação dos elementos ISST na rotina diária do processo terapêutico.

Os participantes aprendem as correções básicas, incluindo correções pélvicas com tensão básica e tração assistida do ombro. Serão utilizadas técnicas manuais para o ensino proprioceptivo e para melhorar a capacidade funcional dos pacientes.

Exercícios básicos de estabilização tridimensional em posicionamento estável ajudam a restaurar o alinhamento fisiológico. Importante é adaptar e internalizar as instruções típicas de exercícios para alcançar um estado automatizado no processo de aprendizagem.

No final da Parte I realiza-se o exame escrito.

Tarefa de casa / tarefa de estudo

Entre a Parte I e a Parte II, os participantes devem preparar uma documentação de 2 relatos de casos para 2 pacientes diferentes. 

A documentação inclui protocolo de exame, diagrama de posicionamento, fotos de pacientes em pé (teste de Adams front-back-side), com correções básicas na posição deitada e sentada e o plano de terapia: 3 exercícios, 1 exercício respiratório, 2 técnicas de mobilização, 2 exercícios em casa. 

Na Parte II estes documentos serão pré-requisitos para o processo de certificação. Alguns dos relatos de casos devem ser apresentados e discutidos.

Tarefa de estudo: 

Os alunos devem ler as diretrizes de escoliose de 2011 da Sosort. 

O objetivo da tarefa de casa e estudo é trabalhar independentemente com as ferramentas de avaliação do exame e praticar a avaliação, preparação e documentação da terapia específica da escoliose. 

A apresentação do caso na Parte II descreve maneiras de instalar o programa no dia a dia e podem ser discutidas as perspectivas, mas também as limitações da abordagem. 

Estudar as Diretrizes Sosort 2011 ajuda a entender a gama de diferentes elementos da terapia conservadora menos e mais intensiva (observação regular, terapia pró-ativa baseada em exercícios, órteses em meio período/período integral, intervenção cirúrgica) no que diz respeito à avaliação do risco de progressão . 

Link Gideline SOSORT 2016: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5795289/

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