Curso Básico Schroth ISST
International Schroth Three Dimensional Scoliosis Therapy
1. Descrição e conceitos ISST
- Com base em princípios fisioterapêuticos típicos, a Terapia Schroth foi fundada por Katharina Schroth em 1920 e continuamente aprimorada através da experiência dos terapeutas Schroth de todo o mundo.
- O uso de exercícios posturais para terapia da escoliose é baseado em princípios científicos que se relacionam diretamente com etiologias e sintomas de deformidade vertebral.
- ISST utiliza um programa de exercícios individualizados combinando padrões comportamentais corretivos com métodos fisioterapêuticos. O tratamento 3D (tri dimensional) da escoliose é baseado em princípios sensório-motores e cinestésicos e seus objetivos são facilitar a correção assimétrica do tronco e da postura, e ensinar os pacientes a manter conscientemente a postura corrigida nas atividades de vida diária.
- Os principais elementos da abordagem de tratamento são: correção das disfunções reversíveis da coluna vertebral, mobilização passiva específica da escoliose, estabilização ativa 3D, respiração corretiva, controle postural, educação terapêutica com um aspecto específico nas AVDs, desenvolvendo um programa de exercícios domiciliares fácil e seguro.
- Os coletes, se indicados e prescritos, são incluídos no processo terapêutico, ajudando os/as pacientes a aceitar esta ferramenta terapêutica efetiva e usá-lo também como equipamento terapêutico para melhorar a qualidade dos exercícios, especialmente no programa de exercícios domiciliar.
No treinamento ISST- vamos esclarecer vários aspectos teóricos específicos da escoliose em combinação com partes práticas da abordagem terapêutica.
O curso aborda desde a compreensão do aspecto da escoliose até a um raciocínio clínico mais sofisticado e abrangente sobre a gestão conservadora da escoliose.
Metas e Resumo
A formação ISST permite aos fisioterapeutas fornecer um tratamento conservador adequado para pacientes com desvios da coluna vertebral principalmente para escoliose idiopática e cifose.
O objetivo é prevenir a cirurgia, desacelerar ou interromper a progressão e desenvolver estratégias efetivas de enfrentamento para que os pacientes melhorem sua participação social e suas atividades na vida diária.
Isso também tem um efeito positivo na QVRS geral (qualidade de vida relacionada à saúde) para crianças, adultos e pacientes idosos que sofrem de escoliose e cifose.
O treinamento permite que os fisioterapeutas compreendam as condições biomecânicas dos aspectos posturais assimétricos e a carga assimétrica da coluna vertebral que levam a adaptações funcionais e estruturais e um maior risco de progressão.
A fisioterapia específica também é indicada para pacientes com colete, para pacientes com indicação de cirurgia ou após a cirurgia.
O fisioterapeuta aprenderá a definir o seu papel como jogador da equipe em uma rede interdisciplinar com médicos, cirurgiões, técnicos ortopédicos (ortesistas), pais, pacientes e psicólogos.
1 – Noções básicas: Etiologia, conceito biomecânico, conceito de ciclo vicioso, progressão, desequilíbrio postural, função e estrutura, colete, cirurgia.
2 – Avaliação clínica: exame visual e manual, protocolo terapêutico, avaliação de raios-X, escoliômetro, testes funcionais.
3 – Classificação: Schroth, King, Rigo, Lenke
4 – Mobilização específica: Passiva: técnicas manuais específicas: flexão lateral, inclinação, deslocamento lateral, de-rotação, realinhamento sagital
5 – Terapia respiratória: Respiração corretiva: uma força interna detorsional específica para reverter as características escolióticas e mobilizar disfunções torácicas restritivas
6 – Estabilização 3D: exercícios no tratamento da escoliose idiopática, do posicionamento à auto- correção- ativa.
7 – Atividades da vida diária: variações de postura, abordagens fáceis para o lazer (tempo livre), ajudando a evitar a progressão e reduzindo a carga assimétrica – instruções para o trabalho com tensões básicas e exercícios de equilíbrio.
8 – Correção sagital: correção no plano sagital, fácil de aplicar e importante para a estabilidade da coluna, especialmente na área lombar.
9 – Exercícios com colete: conceito multidisciplinar incluindo o colete.
2. Elegibilidade para participar do curso Método Schroth ISST
A terapia de Schroth historicamente é um conceito de fisioterapia e, portanto, os cursos de certificação serão oferecidos exclusivamente a profissionais que trabalham como fisioterapeutas.
2.1 Diretrizes da SOSORT
A SOSORT (Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Ecoliose) foi formada em 2004, com os membros-chave das principais clínicas Schroth européias como membros fundadores. Desde então, a terapia Schroth tem estado sempre intimamente envolvida e segue as recomendações de consenso de SOSORT. O Consenso SOSORT sobre as diretrizes para tratamento conservador da escoliose de 2011 define os principais membros da equipe multidisciplinar como médico, ortesista e fisioterapeuta. Os métodos de exercício a serem realizados sob as diretrizes de tratamento SOSORT são referidos como “Exercícios Fisioterapêuticos específicos para Escoliose” (EFEE), que inclui o método Schroth.
3. ISST - Programa do Cursos método Schroth ISST - Curso de certificação oficial
O curso completo inclui duas partes cinco dias cada com um total de 77 horas (CEU).
De 3-6 meses entre as sessões de treinamento intensivo de cinco dias (parte 1 e parte 2), o terapeuta tem que implementar e praticar os elementos aprendidos completamente em sua rotina diária.
O instrutor atribui aos participantes tarefas necessárias para participar da próxima parte.
Uma exceção é o curso de dez dias que combina a Parte I e a Parte II devido às condições de treinamento em instalações específicas.
A intenção é realizar um mergulho profundo e intenso na experiência prática.
Os preços dos cursos variam em função do número de participantes e das condições locais.
3.1 ISST Parte 1 e ISST Parte 2
3.1.1 Objetivos e Descrição da Part 1
No primeiro curso é apresentada uma visão geral sobre teoria e partes práticas da abordagem combinada com informações gerais sobre escoliose.
Os alunos aprenderão a reconhecer as características da escoliose, avaliar a escoliose, categorizar os pacientes e começar a desenvolver o pensamento em “Body Blocks” (“Blocos do Corpo”) e as correções necessárias nos planos do corpo em torno de eixos biomecânicos. A respiração corretiva fornece um elemento essencial para o uso de forças intrínsecas para melhorar atividades funcionais e mobilidade nas concavidades do tronco deformado e alterado.
O posicionamento com ferramentas simples é parte crucial no processo de aprendizagem de um entendimento simples a um mais complexo e também é o primeiro passo na adaptação dos elementos ISST à rotina do processo de terapia.
Os participantes aprendem as correções básicas, incluindo correções pélvicas com tensão básica e tração assistiva do ombro. As técnicas manuais serão utilizadas para o ensino proprioceptivo e para melhorar a capacidade funcional dos pacientes.
Os exercícios básicos de estabilização nas 3 dimensões em posicionamento estável ajudam a restaurar o alinhamento fisiológico. Importante é adaptar e internalizar as instruções dos exercícios típicos para alcançar um estado automatizado no processo de aprendizagem.
No final da parte I, se realiza um exame escrito.
Tarefa de casa / tarefa de estudo
Entre a parte I e a parte II, os participantes devem preparar uma documentação de 2 relatos de casos de 2 pacientes diferentes.
A documentação inclui o protocolo de exame, diagrama de posicionamento, fotos dos pacientes em posição de pé (de frente-de costas-de perfil e teste de Adams ), com correções básicas na posição deitada e sentada e no plano da terapia: 3 exercícios, 1 exercício de respiração, 2 técnicas de mobilização, 2 exercícios domiciliares.
Na parte II, esses documentos serão um pré-requisito para o processo de certificação.
Alguns dos relatórios de casos deverão ser apresentados e discutidos.
Tarefa de estudo
Os alunos têm que ler as Diretrizes da Sosort de 2011 para o tratamento da escoliose. O Scoliosis Journal ou Scoliosis and Spinal Disorders é um jornal de acesso aberto: www.scoliosisjournal.com
O objetivo para a tarefa de casa e estudo é trabalhar independentemente com as ferramentas de avaliação do exame e praticar a avaliação, preparação e documentação da terapia específica para escoliose.
A apresentação do caso na segunda parte descreve maneiras de implantar o programa na rotina diária e pode-se discutir as perspectivas, mas também as limitações da abordagem.
Estudar as Diretrizes da SOSORT 2011 ajuda a compreender a gama de diferentes elementos da terapia conservadora menos ou mais intensiva (observação regular, terapia pró-ativa baseada em exercícios, colete de meio período / tempo integral, intervenção cirúrgica) com relação à avaliação do risco de progressão. É importante entrar em contato com o Scoliosis Journal para encontrar informações mais atuais e em desenvolvimento no campo da escoliose.
3.1.2 Objetivos e Descrição da Part 2
A Parte II do Curso Método Schroth se aprofunda no processo educacional do método ISST-Schroth. Os aspectos teóricos serão revisados e refinados. Classificações adicionais como King, Lenke e Rigo serão discutidas. Os princípios mais importante sobre o colete serão apresentados.
A Parte II completa o processo terapêutico padronizado do exame físico ao plano de terapia individual, que consiste em exercícios, ensino postural e técnicas manuais auxiliares mais específicas. Os exercícios básicos podem ser utilizados com variações mais funcionais e desafiadoras para adaptar o programa de terapia ao desenvolvimento da capacidade de exercício dos pacientes.
A relação entre Escoliose e Laterolistese será introduzida. Aqui, o terapeuta aprende mais sobre escoliose em pacientes adultos e idosos. Escoliose e dor se tornam o principal aspecto para este grupo de pacientes e ambas as entidades devem ser incluídas, porém separadas, no programa de terapia.
Nas partes práticas, os participantes trabalham independentes supervisionados pelo instrutor e têm a oportunidade de discutir problemas dentro da equipe terapêutica.
Para entender mais sobre o tratamento cirúrgico, uma breve visão geral da história e as técnicas típicas seriam abordadas.
3.2 Ética e processo de certificação
É necessário ser aprovado em um exame escrito e prático após os cursos básicos, Parte I e Parte II, para obter a certificação ISST de Terapeuta ISST Schroth Básico.
É necessário ser aprovado em um exame escrito e prático após os cursos básicos, Parte I e Parte II, para obter a certificação ISST de Terapeuta ISST Schroth Básico.
A certificação autoriza para tratamento ISST de acordo com o conceito de Katharina Schroth, mas não autoriza a ensinar a outros profissionais o método. Em caso de descumprimento, a certificação e o status de terapeuta ISST serão retirados.
Créditos de Educação Contínua (CEC)
Para manter o certificado válido, o Terapeuta ISST-Schroth deve participar dos cursos de atualização do ISST dentro de 3 anos após a última renovação. Os cursos de atualização foram organizados pelos instrutores regionais ou pelo instrutor sênior. Os participantes podem escolher livremente cursos de atualização aprovados pelo instituto de treinamento S-C-S em diferentes regiões.