História Schroth
+ de 100 anos de evolução terapêutica
A terapia Schroth tem uma longa tradição. Foi fundada em 1921 por Katharina Schroth em Meissen, na parte oriental da Alemanha.
Em 1961 Katharina e sua filha Christa se mudaram para Bad Sobernheim e em 1983 estabeleceram sua clínica – a “Katharina Schroth Klinik”.
Katharina faleceu em 1985. Christa continuou o trabalho de sua mãe e refinou o tratamento ortopédico-respiratório. Em 1972 Christa publicou um livro sobre os princípios do Tratamento tridimencional da escoliose.
Katharina Schroth e Christa Lehnert-Schroth
Em 1995, Asklepios comprou a clínica. Hoje Asklepios é um dos principais prestadores de cuidados de saúde na Alemanha. O desenvolvimento do método foi realizado principalmente pelo chefe do departamento de fisioterapia Axel Hennes e Udo Roevenich e comprovado cientificamente pelo ortopedista HR Weiss, o diretor médico e filho de Christa, até 2008 quando ele deixou a clínica e realizou seu programa de tratamento (Best Practise) de acordo com suas próprias idéias e visões. Christa se aposentou em 1995 e faleceu em março de 2015.
O Método Schroth desenvolveu-se na abordagem conservadora baseada em exercícios mais reconhecida para o tratamento da escoliose.
O Asklepios Katharina-Schroth-Klinik oferece um programa intensivo de terapia hospitalar por 3-5 semanas para crianças, adolescentes e pacientes adultos com escoliose.
Os fisioterapeutas da Alemanha passaram a fazer cursos de capacitação desde 1986 e passaram a utilizar o método em seus ambulatórios terapêuticos. Desde então, os pacientes aprendem a lidar com a escoliose de maneira não cirúrgica e, se possível, “sem órtese”.
Hoje, os aparelhos ortopédicos desempenham um papel importante e comprovado no tratamento da escoliose.
Para os terapeutas do ISST, é crucial entender os princípios da órtese e avaliar a qualidade dos conceitos de órtese.
Para pacientes com colete, o terapeuta ISST-Schroth deve implementar a estratégia de tratamento com colete na abordagem fisioterapêutica para escoliose.
Portanto, a cooperação com profissionais de saúde no campo da escoliose para fisioterapeutas, ortopedistas, médicos, ortopedistas, cirurgiões ortopédicos deve tornar-se parte ativa da construção de equipes multiprofissionais ou mesmo criar centros específicos para escoliose.
ISST, como o tratamento internacional da escoliose tridimensional de Schroth, baseia-se consequentemente na terapia original de Schroth desenvolvida e praticada nas clínicas Asklepios Katharina Schroth.
Em 2016, Axel Hennes fundou o ISST-International Schroth Training Institute, fazendo grandes esforços para fornecer soluções adequadas para treinamento vocacional continuado para grupos profissionais relevantes para tratamento conservador de escoliose.
Axel Hannes
International
Schroth
3-dimensional
Scoliosis Therapy®
Senior Instructor
O método de Schroth , baseado em princípios fisioterapêuticos padrão, é uma abordagem cientificamente reconhecida e é uma forma conservadora de tratar escoliose, cifose e lordose, para pessoas de todas as idades , especialmente crianças, que utiliza técnicas respiratórias corretivas e exercícios isométricos.
A respiração especial e os exercícios isométricos do método Schroth basicamente fortalecem assimetricamente uma escoliose ou corpo cifótico.
Os exercícios do método Schroth não se assemelham aos exercícios clássicos da ginástica e são usados
O uso de coletes respiratórios corretivos, especialmente se o usuário for treinado com o método Schroth, é permitido em aparelhos assimétricos como o Colete 3D Schroth .
O objetivo do método é conseguir uma correção tridimensional e estabilizar a pessoa em uma postura mais corrigida, alinhada.
Alguns dos objetivos do método Schroth são:
- Correção da curvatura da coluna
- A melhora da função pulmonar
- Melhorar a expansão do tórax durante a respiração
- A melhora da aparência e resultado estético
- Uma postura mais equilibrada
- A redução ou desaparecimento da dor, quando coexiste com a escoliose
- O fortalecimento muscular certo em um corpo de escoliose
São utilizadas técnicas de mobilização (passiva-assistida-ativa), ativação de grupos musculares específicos que ajudarão a corrigir as curvaturas, respiração corretiva e exercícios corretivos em várias posições.
Por meio do método, a pessoa é ensinada a utilizar posições corrigidas em seu cotidiano, com o objetivo de prevenir a carga assimétrica da coluna causada pelas deformidades, reduzindo assim o risco de progressão e dor.
O método é usado principalmente para pessoas com escoliose idiopática do adolescente , mas seus princípios podem ser modificados e usados
Com esse método específico, outras doenças e deformidades no plano sagital podem ser tratadas, como a cifose (cifose de Scheuermann ) e a lordose (dorso invertido). O tratamento da escoliose adulta aplica um método de Schroth modificado com base na gravidade da dor, no grau e na rigidez da deformidade da coluna vertebral.
O método também inclui mobilização e flexibilidade da coluna vertebral para melhorar a mobilidade articular antes dos exercícios.
O programa de exercícios especiais é projetado individualmente, dependendo da forma e gravidade da curva, ministrado apenas por um fisioterapeuta qualificado e certificado, que treina a pessoa para realizar os exercícios corretamente com a ajuda de equipamentos mínimos e podem ser realizados em várias posições (em pé, sentado ou ajoelhado). Depois de aprendidas, estas atividades devem ser repetidas diariamente me casa e tem uma duração de aproximadamente 30 minutos.
Processo: Leva de 4 a 6 sessões em um curto período de tempo para ensinar ao praticante tudo o que é necessário para executar adequadamente seu programa. O tempo de prática em casa requer 3-5 sessões por caso e uma duração de aproximadamente 30′.
O Método Schroth enfatiza o ensino de correções posturais ao longo do dia, a fim de mudar a postura habitual e melhorar o alinhamento, a dor e a progressão. A principal vantagem deste programa reside na sua aplicação à atividade diária normal para alterar a carga assimétrica no corpo para reduzir o progresso e a dor. Isso também reduz o tempo necessário para realizar exercícios muito exigentes e permite que os indivíduos passem mais tempo em atividades de lazer e levem uma vida normal.
O terapeuta orienta a pessoa a atingir a correta ativação dos músculos que proporcionam a postura corrigida e a redução da assimetria.
O praticante deve se concentrar física e mentalmente em restaurar a simetria de sua coluna, que foi perdida devido à escoliose. Na escoliose há um desequilíbrio muscular na coluna, então com os exercícios especiais do Método Schroth, o paciente aprende a fortalecer os músculos da parte convexa da escoliose, que relaxaram, e a alongar os músculos da parte côncava, que ter encurtado.
Desde a década de 1960, o Método Schroth é oficialmente reconhecido e financiado pelo sistema de saúde alemão. É também o método mais difundido de tratamento da escoliose a nível internacional, com um grande número de estudos científicos válidos que atestam seus resultados.